Parque de Diversões do Douro ou Natur Water Park é o nome do projecto que vai ser inaugurado em Vila Real, durante o mês de Julho, em dia ainda a definir. “Parque de Campismo 4*, Parque Aquático para Adultos e Crianças e Hidromassagens, Animal Park, Mini Golf, Ténis, Driving Range, Aventure Park e Pistas de Gelo” e, ainda, concertos são as várias propostas para de diversão do complexo.

O espaço surgiu como forma de “preencher uma lacuna” existente a “nível de diversão na zona do Douro”, explicou Ana Anjo, uma das responsáveis pelo projecto. O complexo é “pioneiro na utilização dos sistemas ecológicos sustentáveis”, uma vez que tira partido de “painéis foto voltaicos para aquecimento de água e para a geração de energia”. A água utilizada em todo espaço é, também, completamente reciclada.

“O projecto tem financiamento da União Europeia, que o considerou como um exercício inteligente e bem elaborado”, sendo que a obra implicou um investimento total de 5 milhões de euros e vai gerar cerca de 80 empregos, acrescentou.

O parque é dotado de “grande autonomia”, o que permite aos visitantes encontrarem tudo o que precisam sem ter que deixar o espaço, “tanto do ponto de vista do consumo, como do ponto de vista de lazer”, explicou a responsável. O Parque Aquático foi desenvolvido “tendo em mente uma lista de objectivos traçados para garantir a sustentabilidade ambiental”.

A utilização da água em “espaços de actividades aquáticas” proporciona “um ambiente de diversão” e permite abandonar o “conceito tradicional de piscinas”, sendo que, como em outros parques aquáticos, os visitantes têm à sua disposição um “escorrega gigante e pistas mais suaves”. Existe, também, uma área com jogos, dedicada especialmente às crianças, e uma “ilha de relaxamento, ideal para os adultos se isolarem e desfrutarem da paisagem”, revelou.

Os responsáveis pelo Parque de Diversões do Douro ainda não aceitam reservas, mas revelam que “os pedidos têm sido muitos, tanto a nível nacional como estrangeiro”.