Informalidade, conhecimento e partilha de ideias são as palavras de ordem do Ignite Portugal. Desta vez é a cidade do Porto que recebe uma panóplia de apresentações, cada uma delas com uma duração de apenas 5 minutos. Miguel Duarte, da equipa Ignite, afirma que “a grande novidade do Ignite é que, em cada edição, ele acaba por ser sempre novo”.

Tudo começou com um grupo de amigos e, hoje em dia, o Ignite possui uma grande equipa de voluntários. Com 15 oradores e depois de já ter passado pelo The Hub e pela Escola de Gestão no Porto, desta vez as paletes que servem de palanque para os oradores serão colocadas no Espaço Maus Hábitos.

“O Ignite vai servir como aquecimento à Switch Conference, é mais um entretenimento do que um conferência. Acaba por funcionar como um modo divertido e como uma cola cultural para as pessoas começarem a conhecer-se socialmente antes da Switch“, explica o voluntário.

A informalidade predomina ao longo das curtas apresentações. A mesa com flores decorativas, o púlpito ou a mesa redonda são substituídos por paletes que, para nada mais parecem servir do que como suporte de transporte para alimentos. No intervalo, o lugar do habitual coffee-break acompanhado por umas bolachas foi tomado por um beer-break em que a cerveja acompanha as conversas da audiência. “É um evento pouco formal e, como tal, temos a regra de que as pessoas são obrigadas a tratar-se por tu”, explica Miguel Muñoz Duarte.

Criado em 2009, o Ignite já juntou mais de 500 pessoas numa das suas apresentações. “Tal como nos passados Ignite já vieram pessoas falar de temas como facas e temas mais surreais, espero que também possamos ver uma grande diversidade de temas numa noite interessante”, afirma o organizador. Temas como motivação no trabalho, realização pessoal, inovação, criatividade e fotografia serão ouvidos na Rua de Passos Manuel.

A resposta do público tem-se revelado bastante positiva. “Portugal precisava de um speaker corner e o Ignite trouxe isso”, constata o voluntário do Ignite. As mini-conferências têm início esta sexta-feira às 18h30 e terminam às 22h00.