Portugal vai receber a quarta edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que começou esta quinta-feira e só termina a 8 de Maio. Lisboa, Coimbra, Porto e Funchal vão acolher, por esta ordem, o 8 ½, que a organização classifica como um lugar onde “é possível reflectir a situação artística, social e política da Itália contemporânea”.

A organização descreve a programação deste ano como “variada e interessante, tão diversificada quanto possível”. O programa inclui as últimas obras de realizadores consagrados, bem como descobertas entre os autores da nova geração.

O evento vai contar com formatos como documentário, curta-metragem e videoclip, com o objectivo de “apresentar a riqueza e a complexidade do sistema de produção italiano”.
O género eleito este ano é a comédia como “ferramenta reveladora e inteligente sismógrafo” de análise a à actual fase da Itália.

A comédia vai funcionar como um apelo à reflexão “sobre as próprias fraquezas sem que estas se tornem um obstáculo intransponível”, pode ler-se no dossiê fornecido à imprensa. Para além da comédia, o festival conta com outras artes como a música, a literatura e diversas situações de convívio e divertimento.

Entre o final de 2010 e início do 2011 quase metade dos bilhetes vendidos nas salas italianas correspondiam a produções nacionais. Em Itália, foram rodados mais de 130 longas-metragens e 300 documentários. Foram estes números que fizeram com que a organização achasse pertinente mostrar uma das mais importantes indústrias cinematográficas do mundo.

A Festa Do Cinema Italiano vai percorrer Portugal continental e chegar, pela primeira vez, à Madeira. A meta é alcançar um público cada vez mais numeroso e heterogéneo.