O sector do mobiliário registou um aumento de 19% em 2010. As exportações do mobiliário português reforçam a internacionalização classificada, quinta-feira, pelo ministro da Economia como um dos factos “mais positivos dos últimos anos na indústria portuguesa”. Vieira da Silva visitou a representação portuguesa de empresas de móveis no Salão Internacional de Mobiliário, iSaloni, em Milão, como forma de incentivo ao “percurso inovador” que estas empresas estão a fazer.

De acordo com os números da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), que levou 27 empresas à maior feira mundial do mobiliário para mostrar, até domingo, o que de melhor se faz em Portugal, as indústrias de madeira e mobiliário vendem quase a totalidade da produção no estrangeiro. As vendas no exterior aumentaram de 713 para 850 milhões de euros o ano passado. O sector do mobiliário representa, assim, 12% das exportações nacionais e 1,5 milhões de euros de volume de vendas no exterior.

“The Best of Portugal” é a assinatura com que a AIMMP se apresenta no ISaloni. A estratégia para o Salão Internacional do Móvel é a organização de stands conjuntos, em que se reúnem todas as diferentes empresas. Desta forma, é possível contrariar a corrente de exportar móveis de forma isolada e apostar em exportar todos os elementos que compõem o interior de uma casa.