O Turismo de Portugal anunciou, esta sexta-feira, a abertura do concurso para os bingos Salgueiro, Olyimpia e Brasília. Este último, sediado no Porto, foi encerrado no final do ano passado, deixando os funcionários com o contrato suspenso.

O que era para ser uma manifestação contra esta situação, à porta do Governo Civil do Porto, passou para uma simples reunião. Os funcionários do bingo Brasília e o representante da CGTP, Francisco Figueiredo, receberam a notícia da abertura do concurso para a concessão do bingo Brasília e adiaram a manifestação, marcada para a passada sexta-feira.

Francisco Figueiredo, dirigente da CGTP, presente no local, refere que o lançamento do concurso “garante os postos de trabalho aos funcionários”. Por essa razão, “os trabalhadores estão contentes”, mas não se esquecem que a situação já deveria ter sido “resolvida há muito tempo”.

Para a abertura do bingo Brasília se concretizar ainda vão demorar pelo menos três meses, dado que, segundo refere Francisco Figueiredo, são necessários “dois meses de concurso e mais um mês para reclamações”. Mesmo assim, “este concurso é um grande avanço e resulta da luta dos trabalhadores”, conclui o dirigente sindical.

“Esperança” renovada

Os funcionários, desde o momento da suspensão do contrato, continuam a ocupar os seus postos nas salas do bingo como uma maneira de “garantir” o seu trabalho e acrescentam que lá vão continuar. Apesar disso, renasce, agora, a esperança dos trabalhadores de reaver o seu emprego. Irene Fernandes, funcionária do bingo Brasília há 23 anos, refere que, numa altura em que já estavam em “baixo” com a situação, a abertura do concurso vem dar uma “nova esperança”.