O investigador da Universidadedo Minho está a estudar, em Inglaterra, a espécie invasora que se denomina por mexilhão-zebra. Apesar de ainda não ter chegado a Portugal, o investigador alertou, ao “Diário de Notícias”, que é uma questão de tempo.

O mexilhão-zebra é um bivalve de água doce originário do Mar Cáspio. Espalhou-se pelos EUA e pela Europa, devido à sua rápida reprodução: uma fémea pode ter milhares de descendentes num curto espaço de tempo. A espécie invasora origina elevados custos ao nível económico e ecológico.

Ronaldo Sousa investigou a espécie no rio Tamisa e, actualmente, estuda-a em Inglaterra. Assume que a prevenção é o melhor método, dado que o mexilhão-zebra bloqueia as passagens de água e prejudica as canalizações.