Os finlandeses foram este domingo a votos. Os resultados revelaram umas eleições legislativas concorridas em que, tal como as sondagens indicavam, o partido Coligação Nacional venceu, com uma margem mínima.

O actual ministro das Finanças, Jyrki Katainen, venceu com 20,4%, assegurando ao partido conservador 44 dos 200 lugares no parlamento finlandês, menos seis do que as últimas eleições, realizadas em 2007. Com 19,1%, o Partido Social Democrata conseguiu o segundo lugar, garantindo 42 deputados, menos 3 que em 2007.

Portugal: ajuda financeira finlandesa pode estar comprometida

Estas eleições registaram também uma vitória dos “Verdadeiros Finlandeses”, partido que é contra a participação da Finlândia na ajuda financeira que Portugal vai receber. O movimento de extrema-direita ficou em terceiro na corrida eleitoral, com 19% dos votos, e conquistou 39 lugares no Parlamento (quadriplicando o número de deputados), o que pode colocar em causa a ajuda financeira a Portugal, já que a Finlândia é o único país da Zona Euro onde os pedidos de empréstimo têm de passar pelo Parlamento.

Depois de os resultados eleitorais serem conhecidos, Timo Soini, líder dos “Verdadeiros Finlandeses” garantiu que o partido ganhou “uma grande representatividade eleitoral. Hoje fizemos história”. Em relação a Portugal, Soini classificou o apoio internacional como “um mau negócio” e expressou a vontade de novas negociações e discussões.

Nas eleições em que, segundo a televisão pública YLE, participaram 70,4% dos eleitores, o Partido do Centro, principal partido da Assembleia, foi o grande derrotado, conseguindo apenas 15,8 % dos votos, passando, assim, para quarta força política.

Para o novo governo que, de acordo com a Reuters, deve surgir em Maio, resta à Coligação Nacional formar uma coligação. O futuro primeiro-ministro Jyrki Katainen já afirmou que essa coligação pode nascer com qualquer partido “desde que os resultados das eleições e o programa governamental o permitam”.

Portugal vai receber ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI), do mecanismo europeu de estabilização financeira, e do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF). Os “Verdadeiros Finlandeses” recusam a o resgate, mas Jyrki Katainen expressou durante a campanha eleitoral o apoio no quadro do FEEF.