Apesar de 2010 ter registado uma diminuição da taxa de abandono escolar, a verdade é que Portugal apresenta valores muito acima da média europeia. Até 2020, o objectivo é alcançar os 10%, portanto, até lá, é preciso diminuir em 18%, já que, por agora, a taxa de abandono fixa-se nos 28,7%.

No relatório divulgado, esta terça-feira, pela Comissão Europeia, Portugal está entre os três últimos países, em relação ao número de alunos que continuam a estudar. Atrás só Malta e Turquia, que ultrapassam os 30%. Todos os restantes estados-membros registam valores inferiores a 20%.

Apesar de tudo, Portugal bateu o recorde nacional no número de diplomados em Matemática, Ciência e Tecnologia: entre 2000 e 2009, o número de licenciados nestas áreas cresceu 193,2%. A percentagem de alunos com fraco aproveitamento diminuiu 33,1%, o que coloca Portugal no 3.º lugar ao nível dos progressos na literacia.

Desde 2005, menos 90 mil jovens abandonaram a escola, mas, com a crise económica, o insucesso escolar volta a despertar.