Esta terça-feira, as potências mundias protagonizaram uma conferência de doadores para financiarem uma nova capa gigante, destinada a cobrir o reactor de Chernobyl que explodiu em 1986 e lançou radiação pela Europa.

O plano é construir uma estrutura de 110 metros de altura sobre o reactor número 4 de Chernobyl, que explodiu depois de um experimento de segurança ter apresentado problemas. Foram arrecados 550 milhões de euros, mas são necessários 740 milhões. As doações ficaram áquem das expectativas, mas Viktor Yanukovich, presidente ucraniano, mostrou-se optimista e acredita que mais fundos serão recolhidos.

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, prometeu que a União Europeia (UE) vai contribuir com 110 milhões de euros, enquanto os Estados Unidos prometeram 86 milhões. A França vai contribuir com 47 milhões de euros, a Alemanha com 42 milhões, a Grã-Bretanha de com 32,45 milhões e a Rússia com 45 milhões de euros.

A central de Chernobyl foi palco da pior catástrofe nuclear da história. Grande parte da Europa, em especial Ucrânia, Bielorússia e Rússia foram contaminadas. A zona acidentada foi coberta, em 1986, com cimento, mas a protecção, construída rapidamente, apresenta, actualmente, fissuras que colocam em risco a segurança.