“Life is short. Have a second Love”. É este o mote lançado pelo “Second Love“, o primeiro site de encontros para pessoas comprometidas, em Portugal. Segundo Vera Ribeiro, psicóloga clínica e mestre em Sexologia,”o que no passado era um dado adquirido no âmbito das relações, hoje em dia é posto em causa, porque o bem estar e a liberdade de cada um é sempre a base para a construção de uma relação”. Neste sentido, a Internet permite uma nova forma de encontrar parceiros dentro de um “leque variado” e que se “enquadrem nas mesmas necessidades, quer a nível amoroso quer a nível de uma relação de amizade”, explica a sexóloga.

Foi com o objectivo de encontrar uma solução para esta necessidade de realização amorosa que surgiu o “Second Love”, o primeiro site de encontros dedicado apenas a comprometidos, que procuram uma relação extraconjugal “para fugir à monotonia e encontrar novas pessoas, novas experiências e novas emoções”. Quem o diz é Erik Drost, responsável internacional do site, recentemente disponível em Portugal.

Depois de analisarem o mercado em que se insere o projecto, os responsáveis do “Second Love” chegaram à conclusão que não há concorrentes directos. “Existem apenas alguns sites ou redes sociais dedicadas a pessoas que querem fugir à rotina, mas nenhum é dirigido a pessoas comprometidas”, explica Erik Drost. Neste sentido, assume que este projecto veio “preencher uma lacuna” existente no mercado dos sites de relacionamentos.

“Há estudos que indicam que um em cada três adultos cometem adultério pelo menos uma vez na vida”, elucida Erik Drost. O responsável internacional do site considera que os encontros são, na maior parte dos casos, “inofensivos”, já que “as pessoas querem apenas quebrar a rotina de um relacionamento a longo prazo e essas atitudes são frequentemente vistas em bares”. A diferença é que no “Second Love” “sabem que as outras se encontram em situação semelhante e têm oportunidade para partilharem sentimentos e medos”, remata.

Já são 180 mil os utilizadores do “Second Love” na Holanda e 20 mil na Bélgica. Em Espanha, o site registou 6 mil seguidores, no espaço de um mês. Este sucesso fez com que os responsáveis pelo projecto tivessem vontade de o levar a mais países. “Vimos no mercado português uma boa aposta, por não termos encontrado mais nenhum site deste género”, refere Erik Drost. E acrescenta: “Temos notado pelo número crescente de utilizadores que o conservadorismo em Portugal não existe”.

Vera Ribeiro admite que a procura do “segundo amor” está directamente relacionada com a busca de afecto. “É mais fácil dizer que não se consegue do que trabalhar para o sucesso da relação e quanto maior é a lacuna sentimental e afectiva nos relacionamentos, maior é o potencial para a busca de uma nova relação”, explica.

O próximo passo do “Second Love”, segundo os responsáveis do site, é implementação do projecto no Brasil.