A “consulta” está marcada para as 20h45, no Estádio Cidade de Coimbra. É lá que se vai desenrolar a final da Taça da Liga e é lá que o Benfica vai procurar o remédio para os “males” de que tem sofrido nos últimos tempos.

As “águias” começaram a presente temporada inseridas em cinco competições (Supertaça, Liga ZON Sagres, Taça da Liga, Taça de Portugal, Liga Europa) onde tinham (em algumas ainda têm) aspirações de triunfar. Com toda a legitimidade para isso, após uma época muito bem sucedida, em que a conquista do campeonato foi a maior recompensa por todos os seus esforços, a verdade é que, a temporada 2010/2011 não se está a revelar nada simpática para os benfiquistas.

Dos cinco troféus em perspectiva, neste momento, o clube da Luz só pode vencer dois: a Taça da Liga e a Liga Europa. Os outros três “já eram” e a perda dos três prende-se com um facto curioso: foram todos perdidos para o FC Porto. Se ficar arredado da possibilidade de vencer uma competição já é, por si só, desolador, imagine-se quando isso acontece diante do maior rival. Pior do que isso é quando o culminar desse momento tem lugar no seu próprio estádio. Mas pior ainda, é quando todo esse cenário se repete duas vezes num espaço de pouco mais de duas semanas.

A 3 de Abril, o Benfica viu, na Luz, o campeonato fugir para os “dragões”. A 20 do mesmo mês, a vaga na final da Taça de Portugal foi “ocupada” pelos portistas, que garantiram no reduto “encarnado” essa presença. A outra desilusão em tons de “azul-e-branco” já vem de mais longe: 7 de Agosto de 2010, derrota por 2 – 0 e a perda da Supertaça.

Tanta “pancada” deixa marcas e a Taça da Liga é já o primeiro bálsamo que pode aliviar as hostes benfiquistas. Só depois vem a meia-final da Liga Europa que, se ultrapassada, funcionaria como o melhor remédio de sempre, ainda que, na final, os “encarnados” pudessem voltar a encontrar a sua maior “dor de cabeça”: o FC Porto.

Ainda assim, aquilo que separa o Benfica do primeiro troféu da época chama-se Paços de Ferreira. Uma equipa que tem deslumbrado na generalidade desta temporada. Na realidade, as últimas partidas não espelham esse bom rendimento, na medida em que os pacenses já não vencem há seis jogos seguidos. Curioso é o facto de a última vitória alcançada ter sido para a Taça da Liga, no jogo que garantiu a presença dos “castores” na final (4 – 3 na Madeira, frente ao Nacional). Pode ser sinal de que vão bem embalados na competição.

Rui Vitória é o treinador desta equipa que se encontra no oitavo lugar do campeonato, a apenas três pontos do quinto posto. Os pacenses têm nos avançados Mário Rondón e Pizzi as principais figuras. Por seu lado, Jorge Jesus vai continuar sem poder contar com os lesionados Salvio e Gaitán, nesta que pode ser a terceira conquista consecutiva da Taça da Liga pelo Benfica, em quatro realizadas.