Inicia-se esta terça-feira a fase de inscrição de docentes para efeitos de contratação no ano lectivo 2011/2012, que decorre até 9 de Maio. Em finais de Maio terá lugar a fase de manifestação de preferências, na qual os professores indicam se estão ou não interessados em renovar o actual contrato.

Porém, a Federação Nacional de Professores (FENPROF), em comunicado, alerta para o facto de muitos dos cerca de 50 mil candidatos poderem não vir a obter colocação.

Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que existem cerca de 35 mil professores contratados nas escolas portuguesas, o que representa, segundo a FENPROF, “uma taxa de precariedade superior a 25%” e que “projecta Portugal para o segundo lugar, dentro da UE, no que respeita a precariedade laboral”.

A alteração das regras de organização do próximo ano escolar é outro dos problemas que preocupa a FENPROF, “nomeadamente ao nível dos horários dos docentes, das condições para o desempenho de cargos e do crédito global de horas atribuído às escolas”, além do encerramento de escolas previsto no PEC IV.