O concurso “Graduate Programme” aproxima os estudantes à realidade empresarial, dando-lhes uma formação empreendedora, onde os alunos criam, organizam e operam uma empresa fictícia. O programa, que é promovido pela Associação Aprender a Empreender e financiado pelo Millenium BCP, arrancou na Universidade do Porto em 2008 e apresenta algumas diferenças em relação a outras universidades.

Ao contrário das outras modelos universitários similares, os estudantes da UP participam neste programa “num modelo extra-curricular”, explica ao JPN João José Ferreira, coordenador do “Graduate Programme”. Esta opção permite “misturar os estudantes vindos de diferentes faculdades” e contribui para que existam “várias maneiras de pensar, várias perspectivas que podem colaborar em conjunto para a construção de uma ideia de negócio”.

O coordenador do projecto diz que este trabalho resulta, “fundamentalmente, do voluntariado” de docentes e de tutores do Millenium BCP, que desenvolvem esforços “para além da sua actividade normal”. Isto acontece porque são os docentes e tutores do Millenium BCP que orientam os estudantes ao longo do desenvolvimento dos projectos.

O papel dos professores passa, essencialmente, por orientar, “entusiasmar e esclarecer alguma dúvida” que os estudantes tenham no desenvolvimento dos projectos. Por outro lado, o banco, que financia o programa, “tem um papel mais técnico, do ponto de vista empresarial e do ponto de vista da construção de negócios”, acrescenta.

Os projectos apresentados são muito variados e vão desde áreas mais tecnológicas, à consultoria, saúde, passando, por exemplo, pelo desporto.

No próximo dia 28 de Abril, entre as 9h00 e as 13h00, a FADEUP vai ser palco das pré-selecções regionais do programa. Durante o dia, um júri vai avaliar os projectos que têm vindo a ser desenvolvidos pelos estudantes da Universidade do Porto.

Artigo actualizado às 10h39 de 5 de Maio de 2011