Foi uma estreia que convenceu todos. Jéssica Augusto correu, pela primeira vez, a maratona, este ano. A atleta alcançou o oitavo lugar e fez a segunda melhor marca portuguesa nesta prova, esclarecendo todos os que duvidavam de que pudesse ter um bom resultado. Mais habituada às competições de corta-mato e às provas de dez mil metros, Jéssica Augusto conseguiu ainda, na maratona de Londres, a 17 de Abril, os mínimos para se apurar para os Jogos Olímpicos 2012 e para os Mundiais de Daegu, ainda em 2011.

Com um tempo de 2h24,33, a atleta confessa que, durante a prova, tinha a noção dos tempos e acreditava que poderia alcançar uma boa marca. “Lutei até ao fim pelo melhor tempo que me era possível na estreia”, conta Jéssica Augusto, “e fiquei muito feliz por ter conseguido fazer o 2.º melhor tempo português de sempre”.

Apesar do optimismo, muito foi o trabalho da atleta de 29 anos para alcançar um tão bom resultado para o atletismo nacional. “Foram 14 semanas de trabalho. A preparação é muito dura e os treinos são exigentes”, explica Jéssica Augusto. E o facto de nunca ter participado numa maratona criou uma grande ansiedade. “Não sabia bem o que me esperava. Estava numa das melhores maratonas do Mundo e com as melhores atletas, o que aumentava a minha responsabilidade”, conta a desportista.

Além da exigência física, a relevância de uma prova como a maratona é também exigente a nível psicológico. Jéssica Augusto revela que o grande desafio é “ter espírito de sacrifício e motivação para treinar” e, também, “conseguir lidar bem com o desconhecido. Em 42 quilómetros, muita coisa pode acontecer”, explica.

No entanto, o gosto de Jéssica Augusto por desafios fez com que desse o seu melhor, empenhando-se “a 100% nos treinos” para se preparar da “melhor forma para a estreia”.

Futuras provas: “Vou continuar a testar os meus limites”

Depois da maratona, seguem-se os Mundiais de Daegu, na Coreia do Sul (onde Jéssica Augusto vai correr os dez mil metros) e as Olimpíadas de 2012, em Londres. A desportista portuguesa espera que o seu “investimento, sacrifício, esforço, empenho e motivação se reflictam nos resultados” das competições em que vai participar, mas Jéssica Augusto avisa que “as provas dos campeonatos são muito tácticas e tudo pode acontecer, por isso nunca se sabe”.

Sem prometer novas marcas, a atleta compromete-se, apenas, a “continuar a testar” os seus “limites”. Para já, Jéssica Augusto saboreia o que considera ser uma tripla vitória alcançada na maratona de Londres. “Foi um momento de muito orgulho pessoal e profissional”. E para Jéssica Augusto, “poder representar Portugal nos Mundiais e especialmente nos Jogos Olímpicos é uma honra e o sonho de qualquer atleta. Estou muito feliz!”, confessa.