O Porte recebeu hoje, quarta-feira, um conjunto de actividades no âmbito da comemoração do Dia Internacional de Sensibilização do Ruído. A iniciativa partiu do Laboratório de Acústica do NI&DEA (Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Acústica) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Com o objectivo de sensibilizar a população para os efeitos do ruído na sua saúde e bem-estar, foram medidos os níveis de ruído nas avenidas da Boavista e dos Aliados, nos parque da Cidade e Oriental, nas ruas do Bonjardim e de Diogo Botelho. No total, foram montados mais de 60 pontos de monitorização por todo o país.

A acção foi orientada por Rui Calejo Rodrigues, professor da FEUP e responsável pelo NI&DEA, e tinha, explica, por um lado, “o obejctivo de sensibilizar a população” e, por outro, “fazer medições para perceber o que se está a passar” no Porto.

A organização constata que cerca de um terço da população se aproximou dos aparelhos de monitorização “apenas por curiosidade”, enquanto as restantes se mostraram interessadas, nomeadamente em “saber quais são os direitos e malefícios do ruído”. O especialista alerta, ainda, para o facto de o ruído ter consequências no dia-a-dia da população como o aumento do stress e diminuição da concentração.

Os resultados, quer dos valores registados, quer da reacção das populações, vão ser apresentados numa sessão pública que se vai realizar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).