Os membros do Projecto Francesinha têm, certamente, um dos melhores empregos do Mundo: prová-las. O grupo de amigos anda de tasco em tasco pela cidade do Porto a provar as diferentes variedades deste tão comum prato portuense.

Depois da francesinha ter sido considerada uma das dez melhores sandwiches do mundo pela AOLTravel, o Projecto Francesinha lançou um passatempo em busca da melhor francesinha caseira.

Típica portuense, banhada em molho de cerveja e recheada com linguíça, bife e outras iguarias, a francesinha é confeccionada em várias partes do país. O queijo derretido dá o tradicional aspecto ao prato e o ovo completa o conjunto que faz as delícias dos maiores apreciadores.

O concurso deixa de fora todas as francesinhas que tenham alguma uso comercial, reservando-se apenas ao cozinheiro de francesinha que, como explica o Projecto, “nunca teve a oportunidade de mostrar a ninguém” o seu prato.

Das receitas submetidas a concurso, será depois escolhida a melhor e mais saborosa para uma posterior apreciação pela equipa do Projecto Francesinha. O concurso para eleger a melhor francesinha caseira portuense decorre até ao dia 2 de Maio, sendo que a “mais original e saborosa” será seleccionada dois dias depois.