Actualmente, o Euro é a moeda oficial de 17 países. Apenas dez dos 27 estados-membros não adoptaram a Moeda Única. O símbolo “€”, que representa a União Europeia e a estabilidade, começou a ser idealizado ainda na década de 60.

No entanto, a instabilidade económica que se vivia naquela altura fez com que a adopção de uma moeda transversal a todos os países fosse colocada de parte. Cerca de vinte anos depois, nos anos 80, retomam-se as conversações sobre o assunto da “moeda única”. A constituição do “Comité para o Estudo da União Económica e Monetária”, criado nesta década e liderado por Jacques Delors, foi um grande impulso para que as negociações regressassem à ordem do dia.

Os objectivos da Moeda Única eram, sobretudo, estabilizar a economia e as finanças de todos os integrantes do conjunto europeu, assim como impulsionar o crescimento económico. Pretendia-se, também, completar a criação do mercado único e potenciar o seu funcionamento.

Foi a partir de 1990 que, efectivamente, se começou a preparar a chegada do Euro a todos os países aderentes. Em 1999, no dia 1 de Janeiro, esta passou a ser a moeda escritural. Precisamente três anos depois, no primeiro dia de 2002, o Euro entrou em circulação, passando a ser a moeda oficial. Em Portugal, o escudo (antiga moeda portuguesa) perdeu o valor jurídico no dia 28 de Fevereiro.