Existem apenas 600 vagas por preencher na Universidade Júnior. O projecto, da Universidade do Porto, todos os anos proporciona a cerca de cinco mil jovens a oportunidade de conhecer por dentro uma das maiores universidades do país.

A 6.ª edição deste programa nacional de iniciação ao ambiente universitário conta, também, com um número recorde de actividades disponíveis. Os jovens, do 5.º ao 11.º anos de escolaridade, têm 132 actividades à escolha.

As actividades “Experimenta no Verão” já estão esgotadas. Praticamente já só restam vagas para o programa “Escola de Línguas” e para o “Verão em Projecto”, uma iniciativa, com cerca de 70 projectos, que se destina apenas aos alunos do 9.º ao 11.º ano.

Na Universidade Júnior, os estudantes têm a oportunidade de conhecer as catorze faculdades da Universidade do Porto e vários centros de investigação. Do campo ao laboratório, são diversas as actividades em quase todas as áreas do conhecimento.