Em 2011, a Maia volta a receber o Festival de Música organizado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal. Victor Dias, programador do Festival, define o evento como uma “festa das músicas”. A diversidade da oferta cultural é a mais valia do evento que tem, desde sempre, apostado na pluralidade de estilos e que este ano se realiza entre 30 de Abril e 28 de Maio.

O principal objectivo continua a ser a captação de público com diferentes interesses, de modo a possibilitar experiências culturais distintas. “Temos a consciência que não há um público, da mesma forma que não há uma música”, refere. O programador do Festival confessa acrescenta que “o público alvo é a população”, uma vez que “a oferta cultural tem que procurar atender à diversidade de públicos”.

“Se fizéssemos um festival temático, só estaríamos a dar resposta às necessidades de um determinado público”, remata. Ainda assim, “muitas vezes as pessoas vêm atrás daquilo que mais gostam e acabam por ver tudo”.

Durante mais de uma década, o Festival de Música da Maia tem promovido a música em sentido lato e géneros que vão do Jazz ao Rock, passando pela Pop e pelas Músicas do Mundo. Além dos concertos, o festival promove recitais e eventos direccionados para o entretenimento.

Também este ano, a aposta na formação continua a ser valorizada pelo Pelouro da Cultura. Durante os três fins-de-semana de Maio, o evento promove conferências, colóquios e cursos de cultura musical dirigidos por conhecidos maestros e compositores. Os concertos pedagógicos direccionados para crianças e jovens e as exposições temáticas incluem-se também no âmbito das actividades de formação.

Qualidade do cartaz e preços acessíveis são preocupações da organização

Apesar das dificuldades económicas sentidas este ano, a Câmara Municipal da Maia e a Academia das Artes da Maia esforçaram-se para manter a qualidade do cartaz do evento.

Em 2011, o Festival de Música da Maia, que se realiza entre 30 de Abril e 28 de Maio, conta com a presença do Trio de St. Petersburgo, Orquestra da Câmara de Maia, Fado em Si Bemol, Couple Coffee, entre outros. Victor Dias refere a presença de Sequeira Costa como um dos pontos altos do evento. O pianista actua no primeiro dia do evento às 21h30.

Para o Festival de Música da Maia, os ingressos não ultrapassam os 5 euros.