Desempregados.net é a nova rede social para pessoas que estão à procura de emprego. O projecto foi desenvolvido por Paulo Fernandes e Fernando Correia. Apesar de não estarem desempregados, os dois amigos queriam contribuir para o combate à situação.

O domínio foi registado há um ano. Na altura, os fundadores ainda não sabiam “muito bem o que fazer” e só há cerca de um mês começaram a desenvolver a comunidade, que tem como principal objectivo “ajudar os desempregados a encontrarem rapidamente um emprego”.

Apesar de existirem alguns sites de emprego, os fundadores queriam criar um espaço onde as pessoas pudessem “trocar experiências, dicas de emprego” e onde existisse um “espírito de solidariedade”.

Paulo Fernandes e Fernando Correia lembram que há “muitos empregos disponíveis que nunca chegam às páginas dos jornais e muito menos aos sites de emprego”. E dão um exemplo: se um electricista “conhece uma pequena ou média empresa que está a recrutar carpinteiros” pode “partilhar essa informação com os outros membros da comunidade”. Para o electricista, “o emprego não serve”, mas pode ser “extremamente útil” a outro membro.

Apesar de o projecto, que não tem qualquer interesse monetário ou comercial, ser “recém-nascido”, a adesão tem sido “muito boa”. A “interacção” que se deu de imediato entre as pessoas surpreendeu os fundadores. Neste momento, apesar do projecto ainda ser pouco divulgado, já existem mais de cem utilizadores.

O sistema de anúncios já conta com várias ofertas de trabalho. Os fundadores têm outras ideias e esperam fazer “melhoramentos na rede social”, nomeadamente a nível de interacção das empresas, criando um “conceito diferente na tarefa de procurar emprego”.

Para já, está prevista a criação de uma secção de empreendorismo, onde vão ser divulgadas ideias para garantir o próprio emprego e criar outros. Os fundadores afirmam que, se tiverem uma única história de sucesso, “o projecto já valeu a pena”.