A auditoria realizada pela Inspecção-Geral das Finanças (IGF) às contas de 2007 e 2009 da Porto Lazer coloca em causa a viabilidade financeira da mesma. A empresa municipal apresentou, em 2009, um resultado negativo de cinco milhões de euros. Já em 2010, os prejuízos continuaram, fixando-se, desta feita, nos 2,1 milhões de euros. A Câmara Municipal do Porto (CMP) já fez questão de salientar que as conclusões da auditoria não apresentam dados novos e que não espelham o que se passa, actualmente, na empresa municipal.

Segundo os dados da auditoria, mencionados pelo jornal Público, a empresa apresenta um “forte desequilíbrio financeiro”, uma “manifesta incapacidade para solver os compromissos” e depende demasiado “de capitais alheios”, o que conduz a uma “reduzida autonomia financeira”.

A Porto Lazer actua nas áreas de animação e desporto e apresenta prejuízos nas duas. Se, por um lado, os valores cobrados pelo uso dos equipamentos desportivos não chega para a manutenção dos mesmos, por outro, existem certos eventos que, em vez de gerarem lucro, geram prejuízo. A Red Bull Air Race e as corridas do Circuito da Boavista são disso exemplo.