Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, deixa a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa, depois de ter atingido o limite de dois mandatos permitidos pelo organismo episcopal.

As eleições para o novo presidente decorreram esta terça-feira, em Fátima, no decurso da 177.ª Assembleia Plenária da CEP. O cargo está agora entregue a D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa.

D. Manuel Clemente, bispo do Porto, foi eleito vice-presidente, substituindo o bispo de Leiria-Fátima, António Marto. Manuel Morujão foi eleito secretário. Para os restantes lugares do Conselho Permanente da CEP foram eleitos o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, o bispo de Leiria-Fátima e o bispo do Algarve, Manuel Quintas, mantendo-se o prelado Gilberto Reis, de Setúbal.

Os trabalhos da Assembleia Plenária da CEP decorrem até 5 de Maio, altura em que tem lugar uma conferência de imprensa e é conhecido o comunicado final.

D. José Policarpo nasceu em Alvorninha, concelho das Caldas da Rainha, a 26 de Fevereiro de 1936, tendo feito todo o seu percurso eclesial no território do Patriarcado de Lisboa. Na Conferência Episcopal Portuguesa, que presidiu entre 1999 e 2005, D. José Policarpo esteve à frente da Comissão Episcopal da Doutrina da Fé, do Apostolado dos Leigos, da Educação Cristã e da Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja.