O Blaving é uma nova rede social que tem a particularidade de permitir fazer posts diários e enviar mensagens, usando a voz. Os utilizadores podem gravar mensagens de áudio com um máximo de dois minutos, através de um computador ou de um telemóvel, e partilhar automaticamente noutras redes sociais. Cada post áudio pode ter título, o lugar onde foi gravado, tags e uma imagem.

Fábian de la Rua, director-executivo do Blaving, disse ao JPN, por e-mail, que a rede social “surgiu pela necessidade de dar resposta aos consumidores receptivos à inovação, que valorizam a interacção, a expressão e a aproximação com recurso à voz”.

A voz assume nesta rede social um papel fundamental, uma vez que é “a essência da comunicação”, permite “transmitir emoções e sensações que não se conseguem fazer passar por via escrita” e aproxima as pessoas. Uma vez que a rede está ligada ao acto de falar, Fabián de la Rua acredita que esta “vai ter grande sucesso junto dos consumidores”. O Blaving é “uma rede social completa e interactiva, que transporta o conceito de comunicação para um nível mais pessoal”, explica.

Portugal é, para o director-executivo, “um país estratégico para a entrada do Blaving no mercado europeu”, devido à “adesão dos consumidores portugueses às redes sociais” e ao facto de “ser um país com uma relação de grande proximidade com o Brasil, com várias semelhanças em termos de cultura e do próprio povo”. Fabián de la Rua espera obter um volume total de 100 mil utilizadores portugueses conectados à rede social, no primeiro ano. “Queremos dar voz a todos os portugueses”, refere Fábian de la Rua.

Para se iniciar nesta rede é necessário fazer-se o registo. O site, apresentado em três línguas, explica como tirar partido das potencialidades desta nova rede que surgiu pela PMovil, na América Latina, em Fevereiro de 2011. Posteriormente vão ser lançadas campanhas em Espanha, no Reino Unido, França e Itália.