271 praias portuguesas hastearão a Bandeira Azul, um número nunca assinalado nos 25 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa.

Na conferência de imprensa, o presidente José Archer afirma que, “pela primeira vez, ultrapassaram-se as 250 praias É um recorde”, cita a Lusa. Este ano, a lista de praias com qualidade de bandeira azul registou a entrada de doze novas praias, de 28 regressos e dez praias deixaram de incluir a categoria de bandeira azul.

Na cidade do Porto, apenas as praias do Homem do Leme, Gondarém e Foz têm qualidade para poderem hastear a Bandeira Azul, símbolo de qualidade de praia.

Em Matosinhos, 14 são as praias que contam com qualidade de “praia azul”. Os banhistas matosinhenses que pretendam frequentar uma praia limpa podem optar por apanhar sol e banhar-se numa das seguintes praias: Angeiras Sul, Pedras Brancas, Funtão, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Azul Conchinha, Senhora Boa Nova, Leça da Palmeira e Matosinhos.

A igualar Matosinhos, o distrito de Vila Nova de Gaia conta, também, com 14 praias distinguidas com Bandeira Azul. Salgueiros, Marbelo, Madalena, Valadares Norte e Sul, Francelos, Sãozinha, Dunas Mar, Francemar, Senhor da Pedra, Miramar, Mar e Sol, Aguda e Granja são as praias que irão hastear a Bandeira Azul.

Os critérios de avaliação do estado das praias da Associação Bandeira Azul da Europa dividem-se entre informação e educação ambiental, qualidade de água, gestão ambiental e equipamentos e segurança e serviços.