Três pessoas ficaram feridas na sequência de uma explosão, na Calçada dos Ingleses, na zona da Foz Velha. As vítimas, uma mulher com cerca de 70 anos e os dois filhos, foram retiradas com vida do interior da habitação e transportadas para o Hospital de Santo António e para o Hospital de São João.

Segundo disse à Agência Lusa fonte do Hospital de Santo António, a mãe e o filho, na casa dos 40 anos, “serão submetidas a uma operação à coluna e não apresentam risco de vida”. A mulher transportada para o Hospital de São João encontra-se em estado mais grave, apresentando “queimaduras em 50% da superfície corporal”, conforme declarou à Lusa fonte daquela unidade hospitalar.

Rebelo Carvalho, comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto, suspeita que a explosão tenha sido provocada por uma fuga de gás, quando uma das habitantes “ligou o fogão para iniciar a preparação da refeição da manhã”.

A explosão provocou a derrocada total da habitação e danos graves nas duas casas contíguas. Rebelo Carvalho admite que “o perigo de desmoronamento destes edifícios é eminente” e, caso se verifique algum tipo de risco para os moradores da zona ou para a via pública, “os prédios danificados serão demolidos” ainda esta sexta-feira, remata o comandante dos Bombeiros Sapadores.

Rebelo Carvalho explica que o material de construção destas habitações, a pedra, “pode ter influenciado o facto de não haver vítimas mortais a lamentar.” A dificuldade dos acessos ao local do incidente e a estreiteza da rua condicionam o trabalho de remoção dos destroços. No entanto, o comandante dos Bombeiros diz que a corporação presente no local “está preparada para enfrentar este tipo de obstáculos” e “empenhada em evitar qualquer tipo de incidente.”

A explosão provocou ainda danos em duas viaturas. A Polícia Judiciária, a Protecção Civil e a EDP estão no local a acompanhar o acontecimento e a avaliar as estruturas, enquanto a Segurança Social procura uma solução para as vítimas que ficaram desalojadas.

Vizinhos sentem efeitos da explosão

A explosão na habitação da Calçada dos Ingleses foi sentida até vários metros de distância. Os vizinhos afirmam ter sentido “as casas a tremer”, temendo que se tratasse de “um terramoto”. Maria Madalena, moradora da zona da Foz Velha, conta que “até as luzes de casa deixaram de funcionar” e admite que “o susto foi enorme”.