Rui Rio inaugurou esta quinta-feira a nova via de ligação ao Viaduto da Prelada e a respectiva abertura ao trânsito. A obra iniciou-se em 2009 e permitiu unir a cidade cooperativa da Prelada à zona do Carvalhido e ao viaduto construído há 20 anos sobre a Via de Cintura Interna (VCI).

A segunda-fase de obra que foi inaugurada diz respeito ao eixo urbano complementar de prolongamento do Viaduto da Prelada até à Rua Central de Francos e à Estrada da Circunvalação. O projecto pretende melhorar o tráfego da cidade, em especial nos acessos da Prelada à Circunvalação e vice-versa.

O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) referiu a importância da utilização do viaduto e “da via estruturante para o trânsito” da cidade, o que, segundo Rui Rio, vai contribuir para melhorias significativas. O investimento das obras teve um valor de 1,5 milhões de euros.

A via tem cerca de 1,5 km e tem como objectivo principal permitir um maior fluxo do trânsito, em especial das zonas do Viso e de Monte dos Burgos.