Durante 54 horas, mais de cem jovens vão desenvolver projectos empreendedores e apresentar ideias de negócio a potenciais investidores, num “evento com potencialidades únicas para networking entre jovens de diferentes áreas de formação e empresários experientes”, elucida Inês Santos Silva, responsável pela organização.

Startup é sinónimo de inovação

“Start” significa “iniciar” e “Up”, “para cima”. Uma Startup é, assim, uma empresa nova, recém-criada, formada por um grupo de pessoas que trabalha com projectos inovadores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias empreendedoras. O objectivo é tentar lançar no mercado, a empresa embrionária.

O Startup Weekend é “um evento reconhecido mundialmente”, tendo já decorrido em diversos países como China, Inglaterra, Espanha e Índia. Apoiado pela Kauffman Foundation, já deu origem a inúmeras empresas “um pouco por todo o Mundo”.

O evento, que decorre no E-learning Café até 15 de Maio, destina-se a “estudantes universitários de todas as áreas, a recém licenciados e a pessoas com interesse em desenvolver projectos”, esclarece Inês Santos Silva.

Os participantes serão organizados em equipas que desenvolverão planos e modelos de negócio das melhores ideias. Os concorrentes beneficiarão de formações e do apoio de mentores durante os três dias.

Mas o programa não termina com o fim do Startup Weekend, sendo disponibilizado apoio aos vencedores para o desenvolvimento do plano de negócios no período pós-evento.

No final da iniciativa, os projectos vão ser avaliados por um painel de júris e as melhores ideias serão premiadas.

O espaço de co-working, no HUB Porto oferece, como primeiro prémio, a utilização do espaço por um período de cem horas mensais, durante quatro meses (HUB 100). O segundo vencedor poderá usufruir das instalações durante 50 horas mensais em quatro meses (HUB 50). Ao concorrente que ficar em terceiro lugar, será dada a possibilidade de trabalhar no espaço durante 50 horas por mês em dois meses (HUB 50).

A Beta-i oferece ao melhor projecto “web&mobile” uma sessão de um dia de mentoring e oito horas semanais de utilização do espaço do NVV BootCamp (posto de trabalho e sala de reuniões), durante três meses.

A InfluAds oferece 200 euros em publicidade na Internet ao vencedor do primeiro prémio e a Survs oferece contas PRO aos três vencedores.

O programa está disponível no site do evento. As inscrições para o SW Porto podem ser feitas aqui, até 13 de Maio, pelas 18h30.