A cidade de Dublin prepara-se para ser “invadida” pelos portugueses. 18 de Maio promete ser o dia da “tomada” da capital irlandesa, visto que, nessa data, FC Porto e Sp. Braga defrontam-se numa final europeia inédita entre duas equipas lusas. Desta forma, “natural” é o melhor adjectivo para qualificar aquilo a que se poderá assistir, nessa data, nos aeroportos nacionais.

Os adeptos dos dois clubes que querem marcar presença na Dublin Arena vão começar a viajar na véspera e, sobretudo, no dia do jogo histórico. O avião é um transporte rápido e privilegiado, que a isso permite. No entanto, nem sempre se revela a opção mais económica e, por isso, o JPN falou com quatro empresas, a fim de apresentar as opções mais viáveis.

A companhia aérea low-cost Ryanair, de origem irlandesa e com “quartel-general” em Dublin, já tem os quatro voos esgotados (dias 17 e 18) desde o Porto para o palco do jogo. Os adeptos só contam, agora, com um voo directo a partir de Faro, já que a companhia não opera desde Lisboa.

Opções para todos os gostos e carteiras

Na agência de viagens Cosmos, os adeptos do Braga são os mais privilegiados, com viagens no dia da final, desde o Porto, por 540 euros. Por mais 50 euros, os “arsenalistas” podem viajar com a certeza de que vão entrar na Dublin Arena pois têm direito a bilhete para o jogo. Em ambas a viagens, o regresso a Portugal dá-se após o encontro.

Aos adeptos do FC Porto, a Cosmos exige um maior esforço económico, mas também mais opções: preços para sócios e não sócios do clube e Lisboa já entra no mapa. Com partidas do Porto e da capital, os “dragões” podem viajar por 640 euros, se forem sócios, e por 690, se não o forem. Quanto aos não sócios, mas que desejem bilhete para o jogo, existem viagens disponíveis a partir de 830 euros. Todos os voos acontecem no dia da final.

No que diz respeito à agência Abreu, existe apenas um pacote disponível para os entusiastas do jogo europeu. Desde o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, o pacote inclui, além da viagem, os transferes, um “city tour” panorâmico em Dublin e seguro multiviagens. Isto por 490 euros. Com bilhete para o jogo, os interessados terão que desembolsar 690 euros.

Já a Lopes Viagens tem ao dispor dos interessados três opções: 490 euros sem bilhete para o FC Porto – Sp. Braga, e 540 ou 650 euros, com bilhete para o jogo. O preço varia consoante a bancada a que o bilhete se refere. Todos os voos são a partir do Porto.

Com algumas possibilidades ainda disponíveis, quem pretender marcar lugar na Final da Liga Europa partilha apenas uma certeza: os “cordões da bolsa” vão ter de ser abertos. Ainda assim, uma final europeia de futebol entre duas equipas portuguesas não acontece todos os dias.