O Bloco de Esquerda promoveu, esta sexta-feira, um “roteiro pelas promessas do PS por cumprir no Porto”. Na viagem, os deputados João Semedo, Catarina Martins, José Soeiro e Eliseu Lopes falaram de três obras da cidade que constavam da campanha eleitoral do PS Porto em 2005 e 2009.

Os três pontos, marcados de forma dispersa no mapa da cidade, dividem-se em três categorias: Cultura, Justiça e Saúde. O trajecto iniciou-se no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) e passou, também, pela zona da Lapa, no Campus da Justiça, terminando na Casa das Artes.

“O objectivo deste roteiro é revelar algumas promessas que o PS fez, mas os seus governos não cumpriram”, explica José Semedo, candidato do BE pelo distrito do Porto. Com os partidos em pré-campanha eleitoral, os candidatos do Bloco de Esquerda às eleições de 5 de Junho pretendem que as promessas eleitorais do Partido Socialista não caiam no esquecimento dos portuenses.

A primeira paragem é no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), junto à Maternidade Júlio Dinis. Para o candidato do Bloco, “as imagens são ilustradoras e dispensam qualquer legenda”. Semedo afirma que este projecto é antigo e acarinhado pela cidade, mas ainda não foi iniciado. Com os cortes financeiros provenientes da crise económica, o deputado teme que a obra não seja iniciada em 2011.

Na zona da Lapa, o Bloco de Esquerda localizou mais uma “promessa por cumprir”, o Campus da Justiça. Como o deputado Eliseu Lopes afirma, “a primeira pedra foi lançada em 31 de Agosto de 2009, o Campus da Justiça deveria estar construído na Quinta de Santo António em 2012″. Para o partido de esquerda, esta é “mais uma das parcerias público-privada em que o Estado saiu prejudicado em 100 milhões de euros.”

Por último, na Casa das Artes, também conhecida como a “Cinemateca do Porto”, Margarida Martins falou do estado de degradação do edifício cultural. O espaço é amplo e rodeado por grandes jardins, mas a deputada do BE explica que nada tem sido feito para melhorar o estado deste edifício que se encontra num elevado estado de degradação. Margarida ressalva a importância deste edifício para a cidade, dizendo que “a Casa das Artes é um edifício com o prémio Secil de Souto Moura e que deveria albergar a Cinemateca da cidade do Porto, que já é uma promessa de três governos”.

No final destas três paragens, os deputados do Bloco de Esquerda relembram que estes três espaços não são os únicos que se encontram “por cumprir”. No campo da cultura, Margarida Martins fala do Palácio do Bolhão que, “até agora, não viu contrapartidas para funcionar” e, a nível universitário, lembra as promessas feitas à Faculdade de Nutrição do Porto.

O Bloco de Esquerda promete que “não deixará de lembrar ao PS as promessas que não cumpriu”. No entanto, o partido não comentará apenas o Partido Socialista, “mas responsabilizará também, quer o PS quer o PSD e o CDS, pelo atraso e pela penúria a que condenam o distrito.”