O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal (ERTPNP) e o Aeroporto Sá Carneiro, realizou um estudo que analisa o perfil dos turistas que visitam o Porto e o Norte de Portugal e que abandonam o destino recorrendo a esse aeroporto.

Os resultados revelam que a satisfação dos visitantes registou um aumento, em contraste com o consumo médio dos turistas que diminuiu, especialmente no que diz respeito a deslocações para lazer ou férias.

O tempo de permanência e de viagens em grupos com menores dimensões também registou um decréscimo, observando-se que os turistas viajam cada vez mais sozinhos ou acompanhados apenas por uma pessoa.

No estudo pode ainda ler-se que se verificaram mais dormidas no Grande Porto, sendo que a Internet assumiu um papel significativo “como um canal de procura de informação e de reserva da viajem para o segmento de lazer”. Já a companhia aérea low-cost Ryanair registou um aumento da quota de mercado no segmento de lazer.

O IPDT revela, ainda, que os motivos que levam quem viaja a optar pela região do Porto e Norte do país se prendem, tal como em análises anteriores, com o alojamento, o património, a localização, o preço, o clima e a cultura.

De uma forma geral, os turistas estão bastante satisfeitos, apresentando “intenção de recomendar e de regressar”. Os dados foram recolhidos no 1.º trimestre de 2011, através de um inquérito por entrevista pessoal, realizado na sala de embarque do Aeroporto Sá Carneiro.