A apresentação das dez ideias finalistas do concurso iUP25K e a atribuição dos prémios aconteceu, esta quinta-feira, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. O projecto vencedor, “Scrofa Tech”, foi pensado por três estudantes da Faculdade de Engenharia da UP e recebeu um prémio de 15 mil euros.

A iniciativa tem como objectivo principal criar um mecanismo que permita a detecção do período de cio nos animais, nomeadamente nas porcas, “uma necessidade básica e pouco desenvolvida da indústria agro-pecuária”, segundo Mónica Azevedo, uma das mentoras do projecto. “O período de cio nas porcas é muito curto e o projecto pretende aumentar a rentalibidade e produtividade nas explorações, ou seja, um aumento do nascimento de leitões”, explica a estudante de Engenharia Mecânica.

iUP25K

O iUP25K é um concurso de ideias de negócio promovido pela Universidade do Porto, através do seu Clube de Empreendedorismo (CEdUP) e da Universidade do Porto Inovação (UPIN), criado com o objectivo de incentivar e distinguir iniciativas empreendedoras e promover o aparecimento de projectos empresariais inéditos.

Durante o processo de desenvolvimento do trabalho, os vencedores do iUP25K depararam-se com “várias deficiências tecnológicas no sector agro-pecuário”, o que levou a grupo a acreditar na capacidade de inovação do projecto e na “possibilidade forte” de ganhar o prémio, confessa Mónica Azevedo.

A partir de agora, o grupo propõe-se a “amadurecer a ideia e colocá-la em prática no terreno”. Mónica Azevedo explica que, para além da detecção do período de cio, o projecto pretende “fazer um rastreio e um histórico de cada animal nascido”.

A cerimónia da entrega de prémios do iUP25K contou com a presença do Vice-Reitor para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Universidade do Porto, Jorge Gonçalves, que destaca a importância deste concurso como “um estímulo para que as ideias saiam da gaveta e se transformem em algo concreto”. Jorge Gonçalves diz que eventos deste género são “um incentivo para agitar a criatividade e estimular o talento de jovens estudantes da Universidade do Porto”.

Para além do primeiro lugar foram atribuídos mais dois prémios, no valor de cinco mil euros cada, ao segundo e terceiro lugares e uma menção honrosa ao projecto mais votado pelo público.