O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1971 e tem como mote central “os museus são um meio importante de troca cultural, enriquecimento das culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre as pessoas”.

A 18 de Maio, os museus abrem as portas, as memórias e as histórias, quase sempre de forma gratuita, a um público interessado em conhecê-las e partilhá-las. Neste dia, a cultura e a criatividade saem à rua através de visitas, peças de teatro, animação de rua, concertos, dança, oficinas e outras actividades.

O tema deste ano é “Museus e memória”, porque os museus têm nas suas colecções “objectos que são basilares para a memória das comunidades” actuais.

À noite no museu

A Noite Europeia dos Museus foi criada em 2005 pelo Departamento Francês da Cultura, com o apoio da UNESCO. Celebra-se no sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus, que este ano é 14 de Maio.

O objectivo desta noite é abrir os museus aos jovens e às famílias e mobilizar os visitantes da Europa para um evento comum que contribua para construir uma “Europa de Cultura”.