Depois dos bons resultados alcançados na primeira edição, em Braga, a segunda edição do “So You Think You Can Pitch” está no Porto. É um projecto que reúne jovens que procuram trabalho e várias empresas com posicionamento no mercado. Os organizadores descrevem o “So Pitch” como um evento de networking que, “num ambiente hiper cool, trendy e bem disposto, reúne empresas que compram trabalho com malta nova”.

O projecto surge da “Spark Agency”, uma agência de criatividade em Braga, e de um centro de negócios da mesma cidade, o “Factory Business Center” que, juntos, decidiram “apostar num novo formato de comunicação e recrutamento, com base no networking“.

A base para o projecto é fazer um pitch, ou seja, uma breve apresentação, simples e clara mostrando quem é a pessoa, o que procura e o que a torna única e especial. É, segundo, a organização “tu, na boa, a falar de ti”. Os participantes, em cinco minutos, vão ter a oportunidade de mostrar às empresas recrutadoras por que são o “candidato ideal”.

8 Passos para ter um bom pitch

1-Conhece-te a ti próprio
2- Passa 1-2 horas a escrever as tuas top 5 histórias (experiências profissionais ou pessoais, ideias, projectos, hobbies, competências, paixões)
3- Condensa num parágrafo
4- Pensa nos temas que aparecem
5- Escolhe os teus temas top
6-Faz um esboço do teu pitch
7- Considera a linguagem corpora
8- Pratica, pratica, pratica

Segundo Miguel Gonçalves, empresário e um dos organizadores do evento, o projecto “mudou a vida de muitas pessoas” e é uma “nova forma de se colocarem no mercado”. Miguel Gonçalves considera o “So Pitch” uma plataforma inovadora “para os empresários conhecerem malta nova que quer trabalhar”. Na opinião de Miguel Gonçalves, enviar currículos já não é forma de criar negócio.

No evento vão estar cinco mesas com cinco áreas diferentes: marketing, design, gestão, tecnologia e comerciais, onde os candidatos poderão contactar com empresas fortes e experimentar vários temas.

O que interessa não é a licenciatura dos candidatos, mas o produto que cada um tem para oferecer. O fundamental é “conhecer o produto”. O “So Pitch” pretende facultar às empresas uma “montra de talentos seleccionados e aos candidatos um conjunto de empresas disponíveis para recrutar”. Criar condições para que as empresas e pessoas que querem trabalhar se conheçam num ambiente descontraído e bem disposto, assim como potenciar a criação de trabalho, são alguns dos objectivos do So Pitch.

No final, a organização espera ultrapassar as 100 empresas. Até ao momento, a iniciativa já conta com 1000 pessoas inscritas. No entanto, as candidaturas podem ser feitas até esta terça-feira 17 de Maio. Os escolhidos vão apresentar as suas ideias em Braga ou em Lisboa durante o mês de Maio. A final acontece a 17 de Junho, no Porto.