A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) conseguiu o primeiro lugar na “Internacional Undergraduated Case Competition”, uma competição específica para estudantes de licenciatura, que envolve a resolução de problemas reais de empresas.

Na competição internacional, que decorreu em Maastricht, na Holanda, os estudantes tinham em mãos “problemas verídicos” e, entre três e 24 horas, dependendo do grau de dificuldade do caso, deviam “resolver o problema, fundamentá-lo e apresentá-lo ao júri”, conta Carlos Moreira, um dos quatro estudantes vencedores. “Três horas é pouco e é difícil neste tempo pensar num plano que é uma solução milagrosa para o problema”, explica o estudante.

Apesar de uma preparação de dois meses que envolveu conceitos teóricos e a simulação da competição, surgiram algumas dificuldades. A professora que acompanhou os alunos de Economia, Renata Blanc, conta que a principal dificuldade foi a resolução do caso que resultou na vitória portuguesa, já que se tratava de um caso muito técnico e financeiro. Mas o facto de a competição ser em inglês foi também um desafio adicional porque a UP, na final, era a única universidade que não tinha o inglês como língua materna.

Com um troféu na mão, os estudantes da FEP voltaram a Portugal satisfeitos pela participação, que lhes valeu “aprendizagem e experiência”. “É uma vivência enriquecedora e única trabalhar em casos reais de empresas”, afirma Carlos Moreira.

Além da experiência, os alunos trouxeram, também, “um bom resultado para Portugal”, ainda que tenham encontrado pelo caminho “universidades conceituadas” que se traduziram em “fortes adversários”. O primeiro prémio nesta competição internacional sobre resolução de casos empresariais mostra, segundo o estudante português, uma “boa preparação das pessoas que poderão, no futuro, estar à frente do país” e que “há qualidade” no ensino português. “Há a transmissão de uma mensagem positiva da Faculdade de Economia e do país”, defende Carlos Moreira.

Foi num ambiente competitivo e multicultural que a FEP, representada por António Araújo, Carlos Moreira, Diogo Guerra e Inês Fontoura, arrecadou o primeiro lugar no pódio na competição internacional. Na final, a UP defrontou a Universidade da Florida (EUA), a Universidade de Concordia (Canadá) e a Universidade Simon Fraser (Canadá).