O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulgou esta terça-feira os dados mensais de desemprego registados apenas nos centros de emprego. O IEFP avança que, em Abril, estavam inscritos 541.974 desempregados, o que constitui uma dimunuição de 5% relativamente ao mesmo período do ano anterior, e de 1,8% em relação ao mês de Março de 2011.

No que respeita às ofertas de emprego, o IEFP registou um decréscimo de 38,8% até Abril, sendo que apenas nesse mês houve uma diminuição de 10,1%. A região Norte foi a que obteve uma queda maior nas ofertas de emprego, num total de 42,1%, sendo esta a região que tem um maior número de inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Ainda durante esta quarta-feira, o Instituto de Nacional de Estatística (INE) vai apresentar os números de desemprego relativos ao primeiro trimestre do ano. Estes dados foram obtidos já respeitando as novas regras, entre elas, a realização de entrevistas por telefone (apenas o primeiro contacto será feito presencialmente). O problema maior destas novas regras é que impossibilitam a comparação directa com dados obtidos anteriormente.