Ver o jogo em Dublin pode não ser possível. Mas, não havendo a possibilidade de partilhar as emoções de uma final portuguesa na Liga Europa no local, não há necessidade de assistir ao jogo sozinho no sofá.

Esta quarta-feira, as duas cidades do Norte estão ao rubro e os adeptos do Sporting de Braga e do Futebol Clube do Porto vão ter a oportunidade de assistir à transmissão do jogo em directo, no coração de ambas as cidades.

No Porto, a Praça General Humberto Delgado vai receber um estúdio móvel e um ecrã gigante para a cobertura e transmissão do jogo em Dublin. A iniciativa é da Rádio Festival, numa emissão com início marcado para as 16h00, por onde vão passar vários convidados a comentar a final de uma competição europeia 100% portuguesa. Às 19h45, o ecrã vai mostrar o jogo aos adeptos, que podem fazer a festa na rua caso o FCP seja o vencedor. Para isso, a Festival tem festa marcada nos Aliados com os Perfume e a Bandalusa.

Os minhotos também vão poder acompanhar o jogo na sua cidade. A Câmara Municipal de Braga vai colocar um ecrã gigante e bancadas na Praça da República, bem no centro da cidade. O cenário vai ser semalhante ao montado no Mundial 2010.

Assim, as cidades dos clubes que integram a final Europeia da Liga Europa de futebol vão estar equipadas a rigor para viver a emoção directamente vinda de Dublin, porque a taça vem para Portugal. Falta saber se para Braga ou para o Porto.