O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) deu parecer negativo às esplanadas da Praça Parada Leitão. As estruturas fechadas, conhecidas como “aquários”, que servem os cafés Piolho, Universidade, Mais Velho, Geladaria Cremosi e o restaurante Irene Jardim vão ser demolidas por não se enquadrarem na zona de protecção patrimonial das igrejas envolventes, Carmelitas e Carmo.

A solução apontada pela Direcção-Regional de Cultura (DRCN), passa pela implementação de toldos e de um pavimento de madeira, elementos mais utilizados em esplanadas.

O projecto, do arquitecto Rui Barros da Silva, terá de ser licenciado pela Câmara do Porto. A data de conclusão das obras ainda não é conhecida.