Quando se fala do tempo, soa a algo desinteressante, quase como um escape para não terminar uma conversa. No entanto, os amigos Gonçalo Catarino e Ricardo Fonseca quiseram contrariar essa tendência e transformar o clima num tema interessante. Como vivem perto da costa portuguesa, os dois deparavam-se, por vezes, com problemas relacionados com o clima. Com um sol abrasador e um calor a pedir praia, Gonçalo fazia os sete quilómetros de viagem que o separam da praia da Foz do Arelho mas, chegado à praia das Caldas da Raínha, deparava-se com o céu nublado e a vontade de apanhar sol desvanecia-se.

E assim surgiu o “Weddar”, uma aplicação (app) gratuita para Iphone e Ipod, em que os seus utilizadores analisam e partilham as condições meteorológicas, num determinado dia e local específico. “O serviço meteorológico disponível para as nossas zonas dá informações muito genéricas, que não reflectem verdadeiramente o tempo dos nossos microclimas”, explica Gonçalo Catarino. 

Para os habituais interessados nas previsões meteorológicas, não interessam os termos científicos da ciência que estuda a atmosfera terrestre. “Nós não precisamos de saber se a temperatura é 23º ou 25º, se a humidade é de 78% ou se o vento está de Noroeste, só precisamos de saber se em determinado sítio que queiramos ir o tempo está mau, assim-assim, bom ou óptimo”, explica o criador da “Weddar”, demonstrando, assim, que o que mais interessa aos utilizadores da app é saber “se está a chover ou não e se está pouco ou muito vento.”

50 mil downloads em apenas três semanas

No “Weddar“, os meteorologistas são os utilizadores da app que, através do Iphone, dizem como está o tempo exactamente no local onde se encontram. “Fazem-no através de um ecrã com pequenos ícones de várias cores que indicam estados de tempo e de espírito de uma forma muito simples”, explica. Gonçalo refere que os estados vão do “Freezing (Azul) ao Hell (vermelho), passando pelo Good (Verde) e Perfect(Amarelo). Podem, também, dar informação sobre condições do tempo mais precisas: se está nublado, chuvoso, ventoso e a sua intensidade”.

Apesar de os utilizadores desta app não possuírem qualquer formação profissional em meteorologia, o serviço revela-se bastante fiável. “De modo geral, a informação que as pessoas prestam no “Weddar” é muito fiável. Aliás, são os próprios utilizadores que não se cansam de dizer que é mais fiável do que os serviços de meteorologia normais”, explica o criador.

Em utilização há apenas três semanas, o “Weddar” tem-se revelado um sucesso no mundo do Iphone e Ipod. “Atingimos 50 mil downloads há pouco tempo, temos 23 mil Weddar Reporters activos a fazer já mais de 103 mil reports em quase 100 países do mundo”, explica Gonçalo. Com uma boa receptividade e um sentimento de credibilidade dos seus utilizadores, mais do que a receptividade em números, é importante notar o facto de as pessoas “evangelizarem” o “Weddar” de forma tão carinhosa junto dos seus amigos e pedirem que mais se juntem à comunidade, para que o serviço se torne ainda mais útil.

O “Weddar” encontra-se apenas disponível para o Iphone e Ipod e em língua inglesa. No futuro, a app ficará disponível para Android e os criadores prevêem lançá-la em diferentes linguagens.