Criado e dirigido por duas amigas licenciadas em Turismo, o “Porto Downtown” revela-se um espaço pronto a acolher mochileiros. Localizado na Praça Guilherme Gomes Fernandes, tem uma lotação limitada a 34 pessoas e já recebeu mochileiros de todas as partes do Mundo.

Para a idade não há limite e as duas sócias Bárbara e Vera já receberam hóspedes dos oito aos 80 anos. Com alguma experiência no ramo, Bárbara Silva e Vera Campos decidiram investir no mundo dos hostels do Porto que, na altura, contava apenas com três.

A localização é privilegiada. Com vista para a Padaria Ribeiro e muito próximo dos Leões, Clérigos e Aliados, o “Downtown” pretende dar a conhecer a cidade aos seus visitantes. “A grande maioria dos hostels do Porto está mal cotada a nível de fun, pois não pretendemos prender os nossos clientes cá dentro, queremos que ele saiam do hostel e conheçam a cidade”, explica Bárbara Silva.

Com uma enorme vantagem devido à baixa concorrência, as amigas abriram o “Porto Downtown” a 1 de Maio de 2008. Em 2008 contavam-se apenas quatro hostels na cidade, mas o cenário mudou em três anos. No mapa pintaram-se 16 hostels e o negócio revela-se bastante diferente.

“Na altura, os 15 euros que cobramos por noite eram mais pobres, isto é, tínhamos menos serviços incluídos pois a concorrência era baixa. Agora, com o aumento da concorrência, os mochileiros exigem mais serviços e vimo-nos obrigadas a oferecer mais pelo mesmo preço”, explicam as sócias. Com o aumento da concorrência, os hóspedes lucram e os hostels procuram soluções para sobressair entre os restantes.

As sócias queixam-se da notória sazonalidade na cidade do Porto. “Em época alta temos falta de hostels na cidade, em época baixa temos hostels a mais no Porto”, explica Vera Campos. É nesta altura que surgem as promoções. A rota de Marrocos da Ryanair também atrai alguns turistas à cidade, que ficam um dia no Porto e depois partem para o seu destino.

No “Porto Downtown”, Vera e Bárbara tentam captar a atenção dos hóspedes para a cidade. Se apenas vêm passar um dia à Invicta, Vera e Bárbara falam de tudo o que poderiam ter visto no Porto. Despoletada a curiosidade, muitos mochileiros voltam à cidade que muito tem para conhecer.