Milhares de peças de roupa são produzidas por dia em diferentes cantos do planeta. O processo de fabrico diverge indo desde o fabrico mais requintado com caxemira ao fabrico mais barato com tecidos de muito pouca qualidade.

Independentemente do local de compra e da marca de uma peça de roupa, é praticamente impossível descobrir qual foi a sua forma de fabrico, quem a confeccionou, que lucro obteve, qual a proveniência do artigo ou qual o país onde foi produzido.

O IOU Project (I Owe You Project) pretende dar um pequeno passo para mudar tudo isso e revolucionar o mundo da moda. Através de uma aplicação para smartphone, nomeadamente para Iphone (por agora), os utilizadores podem aceder à história da sua peça de roupa. O projecto madrileno surgiu há mais de uma semana e possui já alguns adeptos.

O IOU Project trabalha com artesãos da Índia que tecem os tecidos que, posteriormente, são trabalhados por artesãos na Europa, (nomeadamente em Itália, Portugal, Espanha e Roménia). Produzida a peça de roupa, esta é vendida online, no site do projecto. Após a compra do produto, o cliente pode aceder à app e conhecer a história da peça que vai, agora, fazer parte do seu armário.

Informação em Quick Response

“Cada peça possui um código Quick Response (QR) que permite o acesso à informação da peça de roupa em questão”, explica a fundadora. A ideia surgiu para aproximar o consumidor final “dos artesãos”, que “vêem o seu trabalho ser pouco recompensado”. “Assim, estamos a encorajar os artesãos a continuar com a sua arte que nos define enquanto história”, entende.

Kavita Parmar, fundadora do projecto, explica que a iniciativa “é um processo com uma grande colaboração”. “Nós documentamos todo o processo e todas as pessoas que estão encarregues da confecção de cada peça, individualmente”, explica.

Inigo Puente, Enrique Posner e Kavita Parmar constituem a equipa que informa os consumidores de roupa. Lançado a 10 de Maio, o IOU Project tem sido bem acolhido pelo público. “Temos sentido um enorme interesse e apoio de todo o Mundo. Já fomos recomendados em mais de 38 mil blogues e a reacção é incrível”, explicam os criadores.

Com o advento das tecnologias, a informação tente a circular com maior rapidez e facilidade. Os madrilenos explicam quem o I Owe You Project veio demonstrar que se podem aliar novas tecnologias com artes antigas e torná-las melhores. “Com este projecto damos melhores condições aos artesãos e informamos os consumidores em geral sobre tudo o que se passa por detrás da sua peça de roupa”, afirma Kavita.