O Porto vai receber, mais uma vez, a Festa na Baixa. O acontecimento pretende ser um movimento de celebração da cultura, que surpreenda as pessoas que passeiam pela cidade, com uma média de 40 eventos por dia e acesso gratuito.

Eduardo Oliveira Fernandes, director do Centro Nacional de Cultura (CNC),que organiza a Festa na Baixa, refere que o evento visa trazer “expressões culturais ao encontro da população no seu dia-a-dia” e surpreender os cidadãos. Segundo o responsável, a Festa na Baixa é uma forma de quebrar a “carcaça de isolamento que cada pessoa vive com os seus problemas”, na cidade. “A festa que vai ao encontro do povo levando consigo actores que são muito próximos da população”, sublinha.

O modelo do evento veio de Lisboa, onde existe a Festa no Chiado, que, no entanto, é diferente do que acontece no Porto. Segundo o responsável do CNC, em Lisboa, o acontecimento é “mais concentrado em termos de território”. O objectivo é promover uma cultura de proximidade e proporcionar uma “interacção às pessoas que andam na sua lufa-lufa e que se surpreendem com uma oportunidade de natureza cultural”.

A Festa na Baixa vai promover eventos em locais como igrejas, halls de estações de caminhos-de-ferro ou shoppings, dividindo-se em três tipos de actividades. O acontecimento vai ter actividades exclusivas do CNC, de instituições aderentes à Festa na Baixa organizadas em exclusivo para o evento e actividades pagas que vão sofrer descontos de 10 a 20% para as pessoas que aparecerem com o programa da Festa.

Em comunicado, o CNC refere que o evento já se tornou “maior à escala de toda a cidade do Porto”, crescendo sempre no número dos eventos, dos parceiros e dos públicos que movimenta desde o seu início em 2006. Eduardo Oliveira Fernandes salienta o contributo da Câmara Municipal do Porto (CMP), agradecendo a cedência do Palacete dos Viscondes de Balsemão, espaço físico da Festa.

A Festa na Baixa 2011 vai contar com 124 parceiros e com cerca de duas centenas de eventos durante quatro dias. O evento vai ter abertura oficial no dia 25 de Maio, no átrio da CMP com um concerto inaugural da Orquestra do Norte.