É já esta quarta-feira, 25 de Maio, que começa uma “maratona” de animação na cidade do Porto, com fim marcado para 5 de Junho. Entre as propostas feitas pela Festa na Baixa, FITEI e Serralves em Festa, difícil mesmo vai ser escolher o que fazer. No total, são cerca de 500 actividades, distribuídas pelas três iniciativas. Tudo isto em apenas 12 dias.

A Festa na Baixa arranca esta quarta-feira, pelas 18h00, com o Quinteto de Cordas da Orquestra do Norte, no Átrio da Câmara Municipal do Porto. O programa do evento, que pretende celebrar a cultura, promete surpreender. Seja em igrejas, estações de comboio ou centros comerciais, a animação chega a qualquer parte e prolonga-se até sábado, 28 de Maio. A edição de 2011 conta com 124 parceiros e 200 actividades.

Apesar da 34.ª edição do FITEI estar limitada por falta de verbas e mecenas, o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica apresenta, em 2011, uma programação [PDF] com 23 espectáculos. De 27 de Maio a 5 de Junho, o certame tem lugar em vários locais do Porto, entre eles o Teatro Nacional São João, Teatro Carlos Alberto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett ou o Centro Português de Fotografia (CPF). É para o CPF que está marcado o arranque do FITEI, às 21h30 da próxima sexta-feira, com a inauguração da exposição “Hollywood e outros cenários”, de Renato Roque, seguida do espectáculo “Pala Pala”, na fachada da antiga Cadeia da Relação do Porto.

Da Fundação de Serralves, já no próximo fim-de-semana, chega mais uma promessa de Festa. A partir das 08h00 de sábado e até à meia-noite de domingo, a Fundação e a Baixa do Porto recebem mais de 240 actividades inseridas no Serralves em Festa. Da dança ao circo contemporâneo ou da acrobacia ao cinema, Serralves abre as portas a todos, num “non-stop” de actividades distintas.