A nuvem de fumo expelida pelo vulcão islandês Grimsvotn já provocou o cancelamento de pelo menos 500 viagens na Europa. Alemanha e Reino Unido são os países mais afectados pela erupção. Em Portugal, dez voos foram já cancelados.

Em declarações ao JPN, Rui Oliveira, porta-voz da Aeroportos de Portugal (ANA) refere que ontem, terça-feira, houve “quatro chegadas a Faro que foram canceladas e também quatro partidas”. “Os mesmos aviões que eram para chegar, não partiram. Nós contabilizamos a chegada e a partida como dois voos”, adianta Rui Oliveira.

Os aeroportos de destino das partidas canceladas seriam, segundo o porta-voz da ANA, “sobretudo para a Escócia: Edimburgo, Glasgow e Aberdeen”.

Também em Lisboa houve “dois voos cancelados, uma partida e uma chegada”, que tinham como destino e origem em Edimburgo.

Para já, não estão a ser tomadas medidas adicionais de precaução. A nuvem de fumo expelida pelo vulcão Grimsvotn não é tão intensa como a do vulcão Eyjafjallajökull, que em 2010 provocou o caos na maior parte dos aeroportos europeus. A erupção do Grimsvotn cessou esta madrugada, adiantou a Reuters. O vulcão islandês já só emite, segundo um responsável da meteorologia britânica, vapor de água, pelo que as limitações ao tráfego aéreo deverão cessar brevemente.