O Banco Alimentar Contra a Fome volta a apelar à solidariedade dos portugueses em mais uma campanha de recolha de alimentos que decorre no próximo fim de semana, 28 e 29 de Maio. Esta edição tem uma novidade: as doações de produtos podem ser feitas através da Internet.

O serviço “Alimente esta ideia… agora também online” surge, pela primeira vez no âmbito do Banco Alimentar e pode ser acedido através do site oficial.

Estão disponíveis leite, açúcar, atum, salsichas, azeite e óleo. O utilizador, ao aceder ao site, escolhe o produto e recebe uma referência Multibanco para fazer o pagamento. Depois do pagamento feito, o utilizador recebe um recibo igual ao valor do donativo. Deste modo, não é necessária uma deslocação física ao local, contribuindo para a comodidade de muitos.

Além da campanha online, o Banco Alimentar Contra a Fome aposta, uma vez mais, na recolha tradicional de alimentos nas superfícies comerciais.

Em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro, Abrantes, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo, Terceira e Beja, mais de 31.000 voluntários irão solicitar as doações dos portugueses. Em São Miguel, a campanha decorre a 3 e 4 de Junho.

Em simultâneo com a recolha de alimentos do fim-de-semana, e até 6 de Junho, a campanha “Ajuda Vale” decorre em algumas superfícies comerciais disponibilizando aos portugueses vales de produtos seleccionados como azeite, óleo e atum.

Em 2010, foram distribuídas 26.567 toneladas de alimentos, o equivalente a uma média de 106 toneladas por dia útil. 319 mil pessoas foram apoiadas, através de 1.936 instituições de Solidariedade Social, em diversas regiões do país.