Quando em 1887 Ferdinand Claus e Georges Schweder, dois alemães radicados no Porto, fundaram a primeira fábrica nacional de sabonetes e perfumes, estavam longe de imaginar que a marca seria recomendada por uma das mais reconhecidas apresentadoras televisivas norte-americanas, diante de 40 milhões de telespectadores.

Durante uma emissão do programa que conduziu durante 25 anos, Oprah Winfrey recomendou a utilização dos sabonetes “Claus Porto”, da marca Ach Brito, um produto inteiramente produzido na cidade do Porto. No dia seguinte, os sabonetes desta gama esgotaram no mercado norte-americano.

Para José Fernandes, director-geral e administrador da Ach Brito, a preferência da apresentadora “contribuiu imenso” para o aumento das vendas do sabonete. “O nosso distribuidor norte-americano encomendou-nos todo o stock disponível na altura”, conta José Fernandes. O impacto causado pela assumida preferência de Oprah Winfrey pelos sabonetes portuenses traduziu-se num aumento dos lucros “na ordem dos 30%”, durante o ano de 2007.

O maior prémio para os cerca de 50 trabalhadores desta empresa secular foi, segundo explica José Fernandes ao JPN, “o reconhecimento do trabalho, da dedicação e da qualidade do produto”, muito mais do que o factor monetário. “Não foi o dinheiro que nos fez mais felizes”, remata.

Este mês, a apresentadora decidiu referir, na sua revista, alguns produtos que conquistaram a sua preferência, entre os quais os sabonetes portuenses. A publicidade ainda não teve efeitos imediatos, mas José Fernandes considera que “pode haver um novo aumento” da procura do “Claus Porto”.

Última emissão do “The Oprah Winfrey Show” foi para o ar esta quarta-feira

O anúncio do fim do programa, que ficou conhecido através do mediatismo da sua apresentadora, foi feito em 2009 para os mais de 40 milhões de telespectadores se mentalizarem para a despedida. Esta quarta-feira foi transmitido o último “show” de Oprah, que durante 25 anos recebeu mais de 20 mil convidados e revelou histórias inéditas de muitas figuras públicas.

Em 2004, Oprah Winfrey decidiu retribuir o apoio dos fãs, oferecendo um carro novo a toda a plateia do programa. Apesar do reconhecimento, a apresentadora cansou-se do formato e vai agora dedicar-se ao seu canal de televisão: “OWN” (Oprah Winfrey Network).

No país dos sabonetes que Oprah tanto gosta, a data da transmissão da derradeira emissão ainda não está definida, mas deverá acontecer em Outubro ou Novembro.