Um grupo de sete reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira confeccionou, a partir da reutilização de cartazes publicitários, as “Almofadas de Rua”. O projecto surgiu da parceria entre uma conhecida marca de cerveja e a empresa de design “Bicho de Sete Cabeças”.

Em comunicado de imprensa, Madalena Martins, designer da empresa, confessa que, “como criativa, é uma satisfação enorme concretizar uma ideia com esta força e dimensão”.

A curto prazo, “esta peça de Ecodesign foi estudada ao pormenor para que na sua construção se conseguisse reutilizar o máximo de matérias-primas de desperdícios industriais”, diz. Em pouco tempo, “três paletas de telas publicitárias transformaram-se em 5 mil almofadas pelas mãos hábeis de sete reclusos, todas diferentes”, uma vez que não há uma almofada igual à outra, elucida.

Este é um projecto que assenta nos “pilares ambiental e social”. Ambiental, “pelo aproveitamento e reutilização de telas publicitárias” e social, uma vez que reforça a ligação da empresa detentora da marca de cerveja às indústrias criativas, explica Isabel Carriço, responsável pela comunicação do projecto.

As “Almofadas de Rua” vão ser distribuídas no “Serralves em Festa“, que se realiza a 28 e 29 de Maio, no Porto. Originais, práticas e facilmente transportáveis, destinam-se apenas a este evento e aos que gostam de assistir sentados às diversas actividades.