Através da “nuvem de palavras” do Bloco de Esqueda “é fácil a identificação da matriz ideológica desta força partidária”, diz Luísa Neto, professora de Ciência Política da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP).

Veja as “nuvens de palavras” dos cinco principais partidos:

-BE aposta nas medidas económicas
Programa do CDS-PP apresenta objectivos “pouco claros
CDU destaca políticas sociais
PS tem o discurso mais optimista
PSD apresenta matriz social e liberal

No seu programa eleitoral, o Bloco de Esquerda enfatiza as palavras “dívida”, “milhões”, “resgate”, “défice”, associadas ao estado actual do país. Na generalidade, muitas dos termos da “nuvem de palavras” dos bloquistas estão associadas à economia e à “aparente redefinição de um programa financeiro e/ou sistema económico distinto da actual temperada economia de mercado”, afirma a professora da FDUP.

Na opinião de José Palmeira, professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, o programa do Bloco de Esquerda “revela um discurso mais “negativo”, próprio de partidos anti-sistémicos ou fora do arco governativo”.