Os Jardins da Cooperativa da Árvore vão receber, este sábado à tarde, o Flea Market Literário. O evento, inserido na Festa na Baixa do Porto, é uma espécie de feira da ladra, mas com uma novidade: nesta edição, compram-se, vendem-se e trocam-se livros.

Entre as 15h00 e as 19h00, os interessados em literatura vão poder passar a tarde num local onde o tema são as letras, os livros, as revistas, os cadernos e as ilustrações.
Joana Lima, membro da organização, disse, ao JPN, que a ideia de explorar o mundo literário já tinha surgido há bastante tempo, por ser “um mundo onde se andam a fazer coisas muito interessantes ligadas às técnicas tradicionais e contemporâneas”.

A edição deste ano vai contar com a presença de vários convidados literários e receber a “Fine & Candy”, uma linha especial da “Supply” feita para o Flea Market. Está, também, confirmada a participação dos comics de Viriato e Barcelos, com as serigrafias da Oficina Arara, as letras da Tipografia Vitória e os livros editados à mão da Edições 50kg.

Para os mais jovens, a organização preparou um workshop orientado por Paulo Heitliger, que convida os mais novos, entre os sete e os 15 anos, a fazerem as suas próprias letras.

Crise pode ajudar na venda de livros em segunda mão

O Flea Market Literário vai decorrer em simultâneo com a Feira do Livro do Porto. Joana Lima acredita que os portugueses ainda não estão habituados ao conceito de comprar em segunda mão. “A ideia ainda precisa de ser muito trabalhada”, entende.

Ainda assim, admite que “cada vez mais as pessoas estão abertas a esse tipo de iniciativas”. Numa altura de crise, os preços baixos dos livros podem ser apelativos para o público, que se mostra mais receptivo à aquisição destes produtos usados.

Vender aquilo que já não tem, para os donos, utilidade, ao mesmo tempo que compram algo por um preço simbólico, pode ser a chave para a forte adesão do público. “Não é a mesma coisa que comprar uma camisa ou uma camisola”, explica Joana Lima. Em relação aos livros, a organizadora considera ser muito positivo “ler e passar essa informação a outros”.

O Flea Market é um evento já conhecido dos portuenses, representativo da agenda da cidade. Agenda essa que vai estar muito agitada este fim-de-semana, pelo que a organização está “um pouco expectante” pela existência de uma “concorrência muito forte”.

No entanto, segundo Joana Lima, as inscrições esgotaram “em tempo recorde”. O Flea Market é uma iniciativa original de Barcelona e representada em Portugal pela S.P.O.T. – Sociedade Portuense, Outras Tendências, Lda.