A Avenida dos Aliados recebe a 81.ª edição da Feira do Livro do Porto, de 26 de Maio a 12 de Junho. Com 128 pavilhões (mais dois do que em 2010) e quase 300 editoras presentes, o evento promove a leitura através da diversidade e dos descontos, conjugados com uma vasta programação cultural, debates, sessões de autógrafos e conferências.

Hora “H” mantém-se na edição 2011

A “Hora H” continua a ter lugar na edição 2011 da Feira do Livro, de segunda a quinta-feira, entre as 22h00 e as 23h00. Durante este período, os vistantes do certame têm a oportunidade de comprar livros (desde que fora dos 18 meses de preço fixo), com um desconto mínimo de 50%.

Na cerimónia de inauguração que aconteceu esta quinta-feira, Rui Rio salientou que a Feira do Livro “ajuda a reabilitar a Baixa a longo prazo.” Para o presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), a Avenida dos Aliados “é o sítio ideal” para a localização do certame, pois tem “uma inegável importância” para a dinamização cultural da cidade.

Mesmo que “os ventos de mudança não sejam favoráveis”, Rui Rio fez questão de destacar a importância dos hábitos de leitura, sobretudo nas camadas mais jovens. “A sociedade anda muito rápido e as pessoas são empurradas para agir sem pensar”, um processo que pode ser invertido, segundo o presidente da CMP, “através de um esforço para que as pessoas não deixem de ler”.

Entre os livreiros dos stands que se perdem de vista na Avenida dos Aliados, reina a confiança para fazer face à crise. Joaquim Borges, responsável pela presença da Livraria Arquimedes, considera que “a crise tem afectado a procura” de livros, apesar das pessoas que gostam de ler “nunca deixarem de comprar.” A Feira do Livro “proporciona promoções que compensam” na compra de todo o tipo de livros, principalmente nas publicações que apresentam preços “na ordem dos três euros”, conclui Joaquim Borges. Ainda assim, o responsável pelo stand da Arquimedes admite que “falta cultura e gosto pela leitura”.

A Universidade do Porto (UP) também marca presença na 81.ª edição da Feira do Livro, com um stand “dedicado à produção cultural da instituição”, explica Hélder Inácio. O responsável pela “barraquinha” da UP conta que lá se pode encontrar “de tudo um pouco”, desde arquitectura a ciências, passando pela área das letras e da saúde. Entre as publicações existem alguns livros raros, como uma “literatura de viagem de Vasco da Gama”.

Debates dominam programação e Maria Helena Rocha Pereira é a grande homenageada

Para a 81.ª edição da Feira do Livro do Porto estão agendados quinze debates com escritores e personalidades da cultura portuguesa, entre os quais Lídia Jorge, Valter Hugo Mãe e José Eduardo Agualusa. Manuel António Pina, vencedor do Prémio Camões 2011, vai participar num debate agendado para 4 de Junho com José Tolentino Mendonça, sobre o tema “A volúvel matéria das palavras.”

A música também tem um lugar de destaque na Feira, através de uma noite de fados, a 10 de Junho, e das atuações da Banda Intersound e dos instrumentistas Carlos Semedo, Henrique Alonso e Fernando Oliveira.

Maria Helena da Rocha Pereira, vencedora do Prémio Vida Literária 2010, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores, é a personalidade homenageada nesta edição da Feira do Livro do Porto. O tributo está marcado para o dia 4 de Junho.