Esta sexta-feira, pelas 15h00, a Reitoria da Universidade do Porto (UP) vai receber a XXI Feira de minerais, pedras preciosas e fósseis. A feira vai contar com cerca de 30 expositores vindos de países como Alemanha, Espanha, Marrocos e Peru.

A entrada na feira é livre e, segundo Alexandre Lourenço, membro da organização, mesmo que não se vá comprar nenhuma pedra, a visita à feira “vale a pena só para ver algumas maravilhas do planeta Terra”.

Alexandre Lourenço refere que a feira serve para integrar a universidade na sociedade, “divulgar as ciências da terra e o património relacionado com esta realidade”. O dinheiro obtido com a venda das pedras preciosas vai reverter para a compra de peças para os museus e requalificação das suas salas.

As expectativas estão altas, uma vez que, como refere a organização, todos os anos há um acréscimo de visitantes. Normalmente visitam a feira cerca de cinco mil pessoas nos três dias. Alexandre Lourenço relata que há uma grande expectativa das pessoas, que há vários meses perguntam pela feira.

Vão ser expostos turmalinas de Moçambique, ametistas do Brasil, lápis-lazúli do Paquistão, estibina da Roménia ou galena dos Estados Unidos. A novidade deste ano está nas pedras lápis-lazúli, oriundas do Afeganistão. A XXI Feira de minerais, pedras preciosas e fósseis acontece durante o fim-de-semana, das 10h00 às 20h00, terminando no domingo, 27 de Maio.